Por que o jornalismo está tão decadente?

A manchete é a seguinte: “Mesmo com carro próprio, Doria gasta R$ 24 mil com verba de automóvel“.

Não precisa pensar muito ou ter nenhum doutorado pra dizer que uma manchete assim logo nos faz pensar “Canalha, disse que ia usar carro próprio e esta gastando estes R$24 mil onde?”.

Infelizmente caro leitor, o jornalismo no Brasil vem se tornando cada vez mais “sensacionalista”. A busca desesperada por cliques e audiência faz com que chamadas como essa apenas divida ainda mais a população.

Lendo a matéria, neste caso específico, vemos que este valor é de fato uma obrigatoriedade, que segundo o protocolo é necessário um carro reserva blindado como segurança. O contrato de aluguel vem da gestão passada (o que não vem ao caso, já que é uma obrigatoriedade).

Carro blindado de Dória no tempo da prefeitura.

Então, em um jornalismo sério, qual seria a manchete ideal para esta matéria? Algumas possibilidades existem, mas rodaria algo em torno de “Prefeitura ainda gasta R$ 24 mil com veiculo alugado, para cumprir lei”. Uma manchete verdadeira, que condiz com o conteúdo e que explica de forma correta o que o leitor vai encontrar ao ler o texto.

Pois bem, ainda relacionado ao texto, o Prefeito João Dória, postou hoje em sua rede social um comunicado dizendo que mesmo contra o protocolo pre estabelecido pela prefeitura já devolveu o carro (que faz parte da devolução de TODOS os 1.300 carros alugados, economizando cerca de 10 milhões de reais). Dória ainda disse que se o protocolo exigir mesmo um segundo veículo blindado, vai utilizar (mais) um particular.

Salientamos que a Digital News é totalmente contra manchetes tendenciosas que dividem ainda mais a população.