Alexandre de Moraes multa em mais de 22 milhões o Partido Liberal (PL) por questionamento das urnas.

O Partido Liberal apresentou ontem (22) em uma live, uma análise das urnas eletrônica feita por especialistas contratados. E segundo o partido, as urnas mais antigas, apresentavam falhas de segurança, que não poderiam ser completamente auditadas individualmente por não terem um número de série único.

Acontece que eles questionaram apenas o resultado das urnas no segundo turno, o que não faz sentido, ja que nos dois turnos foram usadas as mesmas urnas e que inclusive elegeram a maior bancada do PL na câmara até então.

Com base nisso, o Ministro Alexandre de Moraes, deu 24h para o PL apresentar o relatório completo, incluindo também análise do primeiro turno.

Hoje então, passada as 24h, o Ministro determinou a suspensão da verificação extraordinária das urnas, alegando que o pedido não apresenta qualquer indício de fraude.

Se não bastasse, o Ministro ainda condenou o PL a pagar uma multa de quase 23 milhões de reais e o impediu de receber fundo partidário até quitar a multa.

Moraes ainda pediu pra abrirem um processo administrativo pela Corregedoria Eleitoral para investigar eventual “desvio de finalidade na utilização da estrutura partidária inclusive de fundo partidário” (ou seja, usou a estrutura e dinheiro do partido para fazer trabalho diferente do corriqueiro de um partido político).

Moraes afirmou ainda que os argumentos são absolutamente falsos, já que todas as urnas utilizadas nas eleições de 2022 assinam digitalmente os resultados com chaves privativas de cada equipamento. E que essas assinaturas são acompanhadas dos certificados digitais únicos de cada urna, portanto a partir da assinatura digital é possível rastrear a origem dos aquivos.