Quinta dose da vacina de covid. Informe-se antes.

Com o aumento no mundo todo sobre os casos de covid, todas as agências de saúde ficam em alertas. A china voltou a ter isolamento e medidas drásticas de segurança como fechamento de comercio e serviços.

Com a transmissão a longo prazo, os vírus ficam cada vez mais fortes e criam novas variantes. Felizmente, estas variantes não são tão mortais, mas devemos ficar atentos pois a contaminação continua alta, possibilitando assim, uma disseminação maior do virus, com a possibilidade de mais variantes ainda.

Um dos fatores que nos precupam menos, é justamente o fato que as mortes estão baixa, apesar de já apresentar um aumento repentino nos últimos dias.

Média móvel de mortes segundo o Consórciode veículos de imprensa.
Aumento de mais de 160% em relaçao à semana anterior.

Segundo o site Worldometer, o Brazil está em 5o lugar como o país mais contaminado do mundo, atrás apenas de Alemanha, França, Índia e EUA. Somos mais de 35 milhões de pessoas contaminadas. Em termos de mortes foram 689.396 falecimentos no Brasil até o fechamento dessa matéria.

Apesar do aumento, o número de mortes ainda está percentualmente baixo. E o maior responsável pelo baixo número é um só: A vacina.

Com o tempo nosso corpo deixa de ter a imunidade provocada pela vacina e é natural que nossas defesas fiquem mais sucetíveis à contaminação e também mais vulnerável à complicações da doença – podendo sim levar a pessoa à morte.

Para proteger a população, o Ministério da Saúde ja começa a dispbonibilizar a quinta dose para a população. É fato que muita gente ainda nem tomou a quarta dose, mas principalmente os IDOSOS respondem à vacina com menos qualidade.

Pensando nisso os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Amazonas, São Paulo, Alagoas e o DF disponibilizam a dose adicional do imunizante contra a Covid-19. Porém apenas os imunosuprimidos estão incluídos nesta fase.

Imunosuprimidos são pessoas

As pessoas imunossuprimidas estão entre os grupos prioritários desde o começo da campanha de vacinação no Brasil.

Os grupos são definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) e incluem pessoas com imunodeficiência primária grave, em quimioterapia para câncer ou transplantados (de órgão sólido ou de células tronco), que fazem uso de drogas imunossupressoras, além de pessoas vivendo com HIV/Aids.

Para as pessoas fora desse grupo e que não tenham ainda tomado a quarta dose, é recomendável que procure um posto de saúde para se vacinarem.

As crianças de 6 meses à dois anos também começaram ser vacinadas.

[Atualização]

Em algumas cidades e estados, voltou, a partir de hoje, a obrigatoriedade de uso de máscara em transporte públicos. A máscara não ajuda a proteger só você, e sim proteger o próximo. As vezes pessoas saudáveis podem adquirir o vírus e nem sentir nada, mas estão potencialmente retransmitindo aos outros e estas sim podem ser pessoas mais fraquinhas e vulneráveis. Vamos pensar no vovôzinho e na vovózinha meus amigos! Cuidem-se!